Agricultura e Pecuária
2. Agricultura e Pecuária
2.1. Os conceitos de agricultura e pecuária
Inúmeros são os conceitos propostos por vários autores sobre agricultura e pecuária. Abaixo apresentam-se alguns deles e são os seguintes:
Agricultura:
- — é a arte de domesticar animais e plantas úteis ao Homem (Pierre George e Manuel Cruz).
- — é o trabalho da terra para produzir plantas e animais (Pierre George).
- — é a arte de cultivar a terra, de a fertilizar. Em sentido geral: o conjunto de operações e de cuidados por intermédio dos quais o Homem obtém da terra as produções que servem para satisfazer as suas necessidades (AAVV).
- — actividade económica complexa orientada no sentido da produção de bens destinados à alimentação e às indústrias, obtidos a partir de plantas e animais por intermédio de transformações biológicas e tecnológicas (AAVV).
- — é a actividade que tem como objectivo a exploração de recursos do solo afim de satisfazer as necessidades essenciais do Homem (nutrição e vestuário) e do seu habitat (Dulce Garrido e Rui Costa).
- — é a artificialização pelo Homem do meio natural, com o fim de o tornar mais apto ao desenvolvimento de espécies vegetais e animais, elas próprias melhoradas (Dulce Garrido e Rui Costa).
Pecuária – a palavra pecuária provém do latim pecus, que significa cabeça de gado. Por seu turno, a pecuária é a arte de criar animais. É a actividade que consiste na criação de animais e na sua reprodução com finalidade económica. Visa abastecer o mercado consumidor de carne, leite, couro, lá e outros produtos obtidos da criação animal (Melhem Adas).
Destas definições o que se pode extrair é que a agricultura é o trabalho ou actividade que consiste em domesticar ou cultivar plantas e animais com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para o fabrico de roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. É, portanto, a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados a alimentar a população humana e animal, a produção de matérias-primas e ornamentação.
O prefixo agro tem origem no termo latino agru, que significa terra cultivada ou cultivável e na palavra cultura, oriunda do verbete latino colere (do qual derivam os termos colónia, colono, colonizar); e da raiz grega kol (col-) que significa originariamente podar. Há que sublinhar que o radical grego col, obteve igualmente o significado original da palavra colono, que significa aquele que cultiva a terra, sin6nimo de agricultor.
Assim, a partir de tudo quanto acima foi exposto, é fácil concluir que os grandes objectivos da agricultura resumem-se em:
- Assegurar aos grupos humanos e à população animal a sua alimentação quotidiana.
- Fornecer vestuário, quer directamente, quer por transformação industrial ou artesanal.
2.2. Relação entre agricultura e pecuária
De entre as actividades produtivas, a agropecuária é a primeira que se encontra associada ao desenvolvimento da produção e da sociedade. Ao longo da história foi a partir da recoleção e da que se iniciou o processo da selecção e posterior domesticação das plantas e dos animais úteis. Esta etapa representou o estágio inicial do desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
É difícil determinar, com exactidão, na história dos homens, o início da agricultura. Contudo, durante o Neolítico, o Homem já fazia numerosas culturas e já tinha domesticado alguns animais, além de fabricar alguns objectos e instrumentos de trabalho. O Neolítico representou uma verdadeira revolução no modo de Vida. Com a agricultura e a domesticação de animais, o Homem passou a assegurar a sua subsistência.
A colecta ou a extracção de produtos da flora exigia do Homem grandes deslocações nau busca continua de alimentos. Com a agricultura, as comunidades tornaram-se sedentárias e o Homem pode construir as suas casas em definitivo.
Define-se como actividade agropecuária, aquela que se relaciona com a exploração de culturas vegetais (agricultura) e da criação de gado (pecuária). Enquadra-se dentro desta actividade a exploração de recursos florestais e as pastagens, quer naturais ou artificiais.
Actividade agropecuária: exploração de culturas vegetais e criação de gado.
- Agricultura: Exploração de vegetais (Cultura de plantas úteis).
- Pecuária: Exploração de animais (Criação de animais domésticos).
- Silvicultura: Exploração e cultura de recursos florestais.
A agricultura e a pecuária estabelecem uma estreita relação de complementaridade pois os recursos naturais utilizados na actividade agropecuária, participam nesta de forma combinada a diferentes níveis e com diversas inter-relações (produção agrícola ao serviço da pecuária e vice-versa), constituindo-se num sistema único, denominado Recursos Agropecuários. Estes recursos estão relacionados tanto com os diferentes elementos físicos (clima, hidrografia, relevo, solo, vegetação), bem como com os diferentes tipos de meios naturais, que se caracterizam por diferentes combinações dos seus componentes fundamentais (tipos de solo, tipos de formações vegetais).
Assim, distingue-se no sistema de recursos agropecuários os recursos pedológicos (solos), os recursos hídricos continentais, os recursos climáticos, plantas e animais úteis, os recursos de água da atmosfera sob a forma de precipitações e as condições do relevo.
Bibliografia
MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.
Comentários