Tecido nervoso
3.1.5. Tecido nervoso
As células do tecido nervoso são especializadas na condução de estímulos. O tecido nervoso tem a função de coordenar as funções do organismo e estabelecer relações entre o organismo e o meio exterior.
As principais células são os neurónios; além dos neurónios, existem outras células cuja função é dar sustentação aos neurónios e ajudar no seu funcionamento. Tratam-se das células da glia ou neuróglia. São exemplos os oligodendrócitos e as células de schwann, que envolvem parte das células. A figura seguinte mostra o aspecto de um neurónio e do tecido nervoso.
Figura 13: A. Neurónio |
Figura 13: B. Tecido nervoso. |
Os neurónios são constituídos por três partes principais: corpo celular, dendrites e axónio.
O corpo celular é a parte mais volumosa da célula nervosa. É o local onde se encontram as principais estruturas citoplasmáticas como o núcleo, o reticulo endoplasmático, o aparelho de Golgi e os ribossomas.
As dendrites são os numerosos prolongamentos citoplasmáticos que se iniciam no corpo celular, partindo de uma base larga que se ramifica. Estas recebem os estímulos.
O axónio é um prolongamento citoplasmático de forma cilíndrica. Na extremidade apresenta ramificações designadas por arborização terminal ou telodentrites. É através da arborização terminal que o estímulo se propaga pelo axónio e é transmitido às outras células.
As células nervosas podem apresentar várias formas como se pode observar na figura seguinte.
Figura 14: Células nervosas. |
Bibliografia
MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.
Comentários