Tecidos sanguíneos

 3.1.3. Tecidos sanguíneos

O sangue e a linfa são tecidos conjuntivos constituídos por células separadas através de uma substância intersticial líquida. Desempenham um papel importante no transporte de gases, nutrientes, excreções e hormonas.

A substância intersticial é o plasma e os elementos figurados são as hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos), os leucócitos ou glóbulos brancos e as plaquetas sanguíneas.

Plasma

O plasma é constituído por água, prótidos, lípidos dissolvidos ou em suspensão.

Glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos são células com forma de lente bicôncava; são anucleadas. A sua cor vermelha deve-se a um pigmento vermelho chamado hemoglobina, responsável pelo transporte do oxigénio. São produzidas na medula vermelha dos ossos. Sobrevivem até 120 dias.

Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos são células com núcleo de formas variadas. São produzidas na medula vermelha nos ossos. O seu número varia entre 5 mil a 10 mil por milímetro cúbico de sangue. 

A sua função é a defesa do organismo.

Alguns eliminam agentes patogénicos por fagocitose ou produzem anticorpos, substâncias que permitem a destruição de substâncias estranhas ao organismo.

Conhecem-se vários tipos de glóbulos brancos:

  • Os granulócitos apresentam grânulos que coram por meio de corantes neutros, ácidos (eosina) e básicos recebendo o nome de neutrófilos, eosinófilos ou acidófilos e basófilos, respectivamente.

Os neutrófilos são os glóbulos brancos mais abundantes; apresentam forma esférica e núcleo trilobado. Defendem o organismo através da fagocitose de corpos estranhos ao organismo.

  • Os eosinófilos ou acidófilos apresentam forma esférica e núcleo bilobado. Têm capacidades de fagocitose e participam das reacções alérgicas, produzindo histamina.
  • Os basófilos possuem forma esférica e núcleo irregular. Produzem uma substância anticoagulante, chamada heparina e uma substância que dilata os vasos sanguíneos chamada histamina, importante nos processos de reacções alérgicas.
  • Agranulócito – não apresentam grânulos. Podem ser:

— Linfócitos: apresentam forma esférica; o núcleo é relativamente grande e também esférico. Participam em processos de defesa imunitária, produzindo anticorpos.

— Monócitos: possuem forma esférica; o núcleo grande tem forma oval ou a forma de um rim. Realizam a fagocitose e originam macrófagos e osteoclastos.

Plaquetas sanguíneas

As plaquetas sanguíneas são células sem núcleo, produzidas na medula vermelha dos ossos.

Duram poucos dias. Existem cerca de 250 000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue. Participam no processo de coagulação do sangue.

Na figura seguinte estão representados os elementos figurados do sangue.

Figura 11: Elementos figurados do sangue.


Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários