Molécula: conceito e tipos de moléculas

Molécula

Os átomos têm a capacidade de se ligarem quimicamente uns aos outros formando agregados chamados moléculas.

Molécula é o conjunto de átomos quimicamente ligados entre si ou é a menor porção de uma substância que pode existir livremente, mantendo todas as propriedades dessa substância.

Por exemplo, dois átomos de oxigénio podem ligar-se quimicamente formando a molécula de oxigénio; três átomos de oxigénio podem ligar-se quimicamente formando a molécula de ozono; dois átomos de hidrogénio podem ligar-se quimicamente com dois átomos de oxigénio e formando uma molécula de água oxigenada.

Dependendo da quantidade de átomos que formam a molécula, encontramos:

  • Moléculas monoatómicas que são as que são constituídas por apenas um átomo desse elemento químico. As moléculas monoatómicas são substancias gasosas. Por exemplo, o hélio (He); o néon (Ne), o árgon (Ar) e o xénon (Xe).
  • Moléculas diatómicas que são as que são constituídas por dois átomos quimicamente ligados entre si (di é o prefixo de dois) e por exemplo, moléculas de hidrogénio (H2), oxigénio (O2), nitrogénio (N2), flúor (F2), etc.
  • Moléculas triatómicas que são as que são constituídas por três átomos quimicamente ligados entre si (tri é o prefixo de três). Por exemplo, moléculas de ozono (O3).
  • Moléculas poliatómicas que são as que são constituídas por vários átomos quimicamente ligados entre si. Podem ser tetratómicas, com 4 átomos (P4); octatómicas, com 8 átomos (S8), etc. Existem igualmente moléculas formadas por átomos de elementos químicos diferentes. Por exemplo, a molécula de água (H2O) é formada por um átomo de oxigénio quimicamente ligado a dois átomos de hidrogénio. A molécula de dióxido de carbono (CO2) é constituída por um átomo de carbono quimicamente ligado a dois átomos de oxigénio.

Classificação das substâncias

Uma substancia é uma forma de matéria que apresenta propriedades especificas (físicas e químicas) fixas. De acordo com a sua composição classificam-se em substâncias elementares e substâncias compostas.

Substancias elementares são aquelas que são formadas por átomos de um mesmo elemento químico.

Subclassificam-se em substancias elementares simples, as formadas por apenas um átomo desse elemento químico e substâncias elementares compostas, constituídas por dois ou mais átomos desse elemento químico.

Exemplos:

  • Na, Ca, K, Mg, Zn, Ag – substâncias elementares simples.
  • O2, N2, Cl2, H2, O3, S8 – substâncias elementares compostas.

Determinados elementos químicos têm a propriedade de, a partir da combinação diversificada dos seus átomos, formarem duas ou mais substâncias elementares diferentes, a esse fenómeno chama-se alotropia.

As substâncias elementares diferentes, formadas por átomos de um mesmo elemento químico, dizem-se alótropos.

Por exemplo, os átomos do elemento químico oxigénio (O) ligam-se dois a dois, formando a Substância oxigénio (O2). Entretanto, os átomos deste elemento também se ligam três a três, formam o ozono (O3), que é uma substância gasosa que protege a Terra contra os raios solares de alto grau de penetração. Assim, o O2 e o O3 são alótropos ou variedades alotrópicas do elemento químico oxigénio.

Os átomos do elemento carbono podem ligar-se entre si formando o diamante e a grafite, que são substâncias elementares com características bem diferentes. O diamante, substância muito dura, não conduz a corrente eléctrica e a grafite, substância mole, conduz a corrente eléctrica. Assim, o diamante e a grafite são alótropos ou variedades alotrópicas do carbono.

Fig. 21 – Diamante

Fig. 22 – Grafite

Substâncias compostas são aquelas que são formadas pela ligação ou combinação de dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes.

Geralmente, são designadas apenas por compostos.

Exemplos: H2O, CO2, H2SO4, HCI.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários